sexta-feira, 4 de maio de 2012

Hello Crazy People!!!

  "Hello cray people!" Era esse o jargão utilizado pelo DJ BIG BOY, para sacudir a galera que curtia os seus programas na Rádio Mundial AM, no Rio de Janeiro, nos anos 60 e 70. Esse cara, com a sua maneira irreverente e alegre revolucionou a forma de apresentação de programas de rádios, da sua época. Desde criança gostava muito de música. Começou a colecionar músicas (LP’S) e tinha um acervo particular de mais de 20 mil exemplares.
Eu sempre fui e ainda sou fã do THE BEATLES, mas fã de carteirinha mesmo! Passava algumas horas da noite tentando sincronizar rádios de fora do estado, no sentido de ouvir alguma coisa nova dos Beatles e de outros conjuntos e cantores da época. O trabalho exigia muita paciência, pois rádio AM era muito difícil de ser sintonizada, principalmente fora do estado. Quando se conseguia, tinha muito ruído e a sintonia fugia muito. Já tinha ouvido falar da RÁDIO MUNDIAL e estava em busca dela! O meu rádio era pequeno. Não me lembro da marca, só sei que era muito parecido com o SHARP V8, muito usado na época. Certo dia depois do jantar comecei a procura. Era um dia de sábado e de repente consigo sintonizar uma rádio que estava tocando uma música dos Beatles. Parei e fiquei aguardando alguma informação sobre a rádio. De repente: Mundiaaaalllll! Antes de terminar a música entrou uma voz rouca e muito louca dizendo: “Hello Cray People!”, esta é a Rádio Mundial apresentando “CAVERN CLUB!” Ouvi o programa todo, com certa dificuldade, é claro, mas ouvi! Só tocou músicas dos Beatles!
Descobri depois, ouvindo outros programas do BIG BOY que esse programa tinha o nome “CAVERN CLUB”, em homenagem aos Beatles. Disso eu não tinha a menor dúvida. O programa era transmitido todos os sábados das 18 às 19 horas, só com músicas, novidades sobre eles e o principal: Todos os lançamentos dos Beatles eram tocados praticamente em primeira mão nessa Rádio. O BIG BOY tinha amigos na Inglaterra e esses lançamentos na maioria das vezes eram tocados no Brasil em primeira mão pela Rádio Mundial. Virou mania! Todos os sábados, às 18 horas, estávamos eu e minha turma, sentados na calçada da casa de Dona Amélia ou num banco da Praça da Faculdade de Medicina, com os ouvidos ligados na Rádio, curtindo o programa. Muitas vezes não conseguíamos ouvir todo o programa pela péssima sintonia. Algumas vezes usávamos um RÁDIO TRANSGLOBE DA PHILCO de um amigo. Depois comprei um RÁDIO TROPICAL DA PHILLIPS, mas mesmo assim tinha dia que era difícil sintonizar a Mundial. Nela ouvimos em primeira mão os lançamentos dos LP’S THE BEATLES- álbum duplo, ABBEY ROAD, HEY JUDE, LET IT BE e outros muitos. Até de uma cantora lançada com o selo da APLLE, na época, Mary Hoping. Quando o conjunto acabou, o programa continuou e todos os lançamentos de cada beatle individualmente, John, Paul, George e Ringo, tivemos o prazer de ouvir também em primeira mão até o ano de 1977, quando lamentavelmente o Big Boy morreu e o programa acabou. Parece que foi ontem! Esses fatos foram fatos simples que marcaram a minha adolescência e gostaria de compartilhar com vocês!!!

Nicolau Cavalcanti 02/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário