sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Boteco do Nicolau: "Festa dos meus 60 anos! Pense numa festa de arromba!

Inicio com essa foto ao lado que mostra o quanto a festa dos meus 60 anos foi realmente bem bolada. e tudo isso, graças as idéias da minha esposa Fatima e das minhas três filhas. essa foto mostra apenas o detalhe do convite: um CD com 150 "cavernosas" músicas da minha época. Ficou realmente e simplesmente maravilhoso!
Passou rapidinho a data dos meus 60 anos. Comemoramos como uma data normal. Um bolo à noite, com a família e pronto. Mas sentia no ar, algo diferente com relação aos movimentos e a forma de se comportar tanto da minha esposa Fatima, como das minhas duas filhas, já que a terceira tinha vindo de Campinas no fim de semana anterior ao meu aniversario, matar a saudade da gente e, trouxe até um belo presente de aniversario para mim. Passou o fim de semana junto com a família e voltou no domingo pela manhã. Deu os meus parabéns e um forte abraço e lamentou não poder ficar para comemorar os meus 60 anos. Lamentei muito, mas também, era por motivo justo: trabalho! Na foto abaixo, Eu e Fatima chegando na festa. Eu já estava emocionado e querendo chorar.

Depois do meu aniversário, como já falei, o movimento lá em casa aumentou e comecei a ficar de orelhas em pé. Relembrei à todas o aviso que tinha dado para as quatro alguns dias antes do meu aniversário: "Não gostaria que fizessem nenhum tipo de festa". Na quinta-feira depois do meu aniversário, uma grande surpresa: minha filha que tinha viajado no domingo, estava de volta inclusive com o seu noivo o Davi. No mesmo dia, sem que nem pra que, chega a Maceió, um grande amigo meu, direto de Araxá em Minas para me visitar. Olha! Achei muito estranho a chegada desse meu amigo. Comecei a pensar que de fato, estavam tramando alguma coisa para mim. Na foto abaixo, a decoração da entrada do Boteco.

Depois de tanto reclamar e pedir por várias vezes, uma explicação plausível sobre tudo aquilo que vinha acontecendo, minha esposa Fatima, resolveu então abrir o jogo e dizer que de fato estava preparando uma festa, mas coisa muito simples e que não havia motivos para eu ficar preocupado. Seria na sexta-feira às 20:00 horas, mas o local, era segredo e só na hora Eu iria saber. Comecei a pensar besteiras e rezar pedindo à Deus para que a sexta-feira chegasse logo para me livrar desse compromisso. Sempre fui assim! Não por elas, mas sim por eu ser uma pessoa muito ansiosa e, só bastava um surpresa dessa, pra me deixar doido. Na foto abaixo, detalhe de um radiola com vários discos de vinil, do meu cunhado Sergio.

Enfim o grande dia chegou. Fui o primeiro a botar a "beca". Estava pronto esperando quatro mulheres e uma criança, trocarem de roupa e, também botarem suas "becas". Às 20:00 horas eu já pronto, conforme acertado. O tempo passava e eu mais ansioso ficava. Saímos de casa quase às 21:00 horas e, pelo que eu sabendo, todos os convidados já estavam no salão, só aguardando a nossa família chegar. Até aí, tudo bem!
Chegamos ao local e eu já imaginava onde era. A nossa amiga e vizinha Joelma, proprietária do salão, estava nos aguardando na entrada e pediu que estacionasse o nosso carro no estacionamento no interior da casa. Fizemos de acordo com o solicitado e quando descemos  do carro, começou então as grandes emoções! E que emoções! Na foto abaixo detalhe da mesa de aperitivos e tira-gostos só para aguardentes.

Apareceu em nossa frente um cinegrafista com um baita de um holofote e uma câmera filmando Eu e a Fatima enquanto adentrávamos ao salão. Eu, como sempre, nervoso perguntei: Fatima, pra que essa coisa toda? E já imaginava o que ia me acontecer dali por diante. Na entrada do salão tinha uma mesa enfeitada com uma série de objetos, como se fosse uma entrada de um Boteco. Ao lado da mesa tinha uma radiola original mas funcionando, do meu cunhado Sergio, com vários disco de vinil da época da Jovem Guarda, espalhados sobre ela. Uma brasa mora! O salão estava decorado também com vários discos de vinil pendurados no teto e alguns nas paredes, etc, etc. A decoração estava simples mas, muito bonita. Na foto abaixo, detalhes do bolo. Tudo a ver comigo! Além de muito bonito estava também muito gostoso! Delicioso!

Enquanto entrávamos no salão, além do cinegrafista que filmava os mínimos detalhes, começaram a aparecer muitas pessoas conhecidas, inclusive muitas que não via há um bom tempo, querendo me abraçar e desejar um feliz aniversário. Mas não eram poucas não! Era muita gente!
Quando parei e observei aquela quantidade de amigos, todos de pé, me aguardando, realmente não me contive e comecei a chorar. Mas, chorar mesmo e me tremia da cabeça aos pés. Estava muito emocionado e estava vendo a hora de não conseguir ficar de pé. Me segurei na Fatima e, olhando para ela perguntei: "você está querendo me matar, minha esposa?", ela rindo me disse: "isso é só o começo, marido!".
Praticamente todos os colegas da Oi estavam lá. Os colegas que trabalhavam na TELASA, também estavam bem representados e nos prestigiando. Os meus amigos de infância, e que amigos! Na sua maioria estavam presentes. Até o Petrúcio Veras! meu amigo Petrucio, que dificilmente participa dos nossos encontros, também estava por lá. A minha amiga Lourdinha, também compareceu. Todos os meus familiares como também o de Fatima estavam todos presentes na festa. Dona Odete, minha querida sogra e sua irmã Odila. Era pura emoção! E ainda, segundo a minha esposa Fatima, faltou muita gente. A família de nossos amigos Francisco e Valéria, pais do Davi, meu querido genro, também marcaram presença. Assim como Seu Joaquim e Dona Yvonete, pais da Valéria. seu irmão Daniel e sua esposa Marta também foram nos prestigiar. Na foto abaixo, detalhe da decoração.

De um lado do salão, tinha uma mesa com várias garrafas de aperitivos, e vários tipos de tira-gostos. Tinha Camarão de água doce, cozido na água e sal, tamarindo, chumbrego... Teve amigo que não arredou o pé da mesa. O "Pintinho", foi um deles! Eu andei por lá, apenas para comer os tira-gostos e acompanhar os amigos que lá estavam, lamentando muito, não poder acompanha-los numa "lapada"! Tiramos muitas fotos. e que fotos!
O salão estava lotando. Eram mais de 50 mesas e, apenas algumas estavam vazias. Com certeza, daqueles amigos que foram convidados e infelizmente não puderam comparecer. Todos bebendo, conversando e comendo tira-gostos, dos mais variados. Todos de boteco. Na foto abaixo, mais detalhes da decoração.

Tinha a carne do sol desfiada, língua de boi guisada, sarapatéu, caldinhos de massunin e de feijão, camarão de água doce cozido na água e sal... Tinha até café e papa de maisena! Tinha também uma estante com vários sachês de amendoim, para tira-gosto, confeito de hortelã, daqueles de antigamente, chiclete de bola e jujuba. Comida e bebida, tinha de monte, para todos os convidados e de todos os sabores.
No final do salão, um conjunto tocava sem parar músicas da Jovem Guarda. Só sucesso! Tocou do início até o final da festa. Muitos casais dançavam, inclusive eu e a Fatima. Dancei até com o meu amigo David! Um Mineiro de Araxá, que veio exclusivamente para a minha festa. Ele e a sua esposa Rosangela. Pense num casal maravilhoso! Na foto abaixo, Eu e minha maravilhosa família. Somos de fato uma família muito feliz!

Claro que o Geraldo e o Equinho, não poderiam deixar de dar o seu show à parte e dançaram até twist! Muito bem por sinal! Eu não parava. Ia de mesa em mesa, conversar e agradecer a presença dos convidados, tirando fotografias e filmando aqueles momentos que, com certeza, irão ficar documentados para o resto da minha vida, da minha família e de todos os amigos que lá compareceram. Apesar do meu esforço, ainda assim, não consegui registrar em fotos, presença de vários casais e pessoas amigas. Claro! Apareceram em diversas fotos mas, não comigo. Eu gostaria de aproveitar essas "maus traçadas traçadas linhas", para pedir desculpas a essas pessoas que infelizmente não conseguir documentar as suas presenças junto a mim. Na foto abaixo, Eu, Fatima e a turma do Porto de Maceió. Aliás! Turma maravilhosa!

Todos os convidados eram só elogios com relação a festa. Tudo isso não seria possível se não fosse planejado e organizado pela minha esposa Fatima. Segundo ela, desde fevereiro começou os preparativos e assim mesmo não tinha saído como ela queria. Pra mim foi nota 1000! O convite foi realmente de uma criatividade maravilhosa! Fiquei impressionado quando vi. Eu confesso à vocês que não teria cabeça para criar um convite tão bem bolado. E se tivesse, não tinha como colocar essa criatividade em prática e deixar tudo pronto e confeccionado no seus mínimos detalhes. Na foto abaixo, Eu e os meus grandes amigos de infância. Que maravilha!

Um CD com mais de 150 músicas, todas da Jovem Guarda e sucessos internacionais dos anos 60,70 e 80. Só música de "primeira"! O CD era a cópia de um LP. Com faixas, e até o selo da gravadora. A capa, de um lado tinha detalhes do Boteco e tinha também uma caricatura minha, que acharam no convite de minha formatura, do final dos anos 70.A contra capa, fotos de capas de LP's de cantores e conjuntos da época da Jovem Guarda. Ficou realmente um trabalho digno de um profissional do ramo. Só tomei conhecimento no dia da Festa. Muito bom! Perfeito! Na foto abaixo, eu e a turma da Oi. Não tinha como não me emocionar. Só tinha fera! Foi realmente um forte teste para o meu coração.

Tudo isso foi pensado e realizado pela Fatima e a Joyce, filha dos nossos amigos Joel e Neide. A impressão e montagem dos CD's, foi realizado pela empresa gráfica do irmão da Fatima. Depois de montado ficou uma "obra prima"! Confesso à todos vocês que fiquei muito emocionado e agradecido por ter a amizade e o carinho de todas as pessoas que ali compareceram e que compartilharam da nossa felicidade, não só pela data, mas também dando uma demonstração de uma grande amizade verdadeira. Um detalhe muito importante é que sou gêmeo com a minha irmã Fatima e a festa também foi realizada para ela. Na foto abaixo, eu, Fatima e o Sr. Newton e a Sra. Rita, os pais do Igor, nosso genro.

Bem! A festa continuou e a nossa turma de infância resolveu se reuniu e fomos todos pra frente do salão, onde o conjunto tocava e cantamos juntos "amigos para sempre" com a ajuda de todos os convidados. Foi uma improvisação mas, ficou muito legal, deixando muita gente emocionada. Depois, apesar de estar muito emocionado, apresentei os meus grandes amigos e agradeci a presença de todos. O Missinho, o Geraldo "Cabeção" e o Mario "Pitota", amigos meus de infância, também usaram da palavra e então paramos para deixar que a festa continuasse. Na foto abaixo, Eu, Fatima e minhas maravilhosas irmãs.

O conjunto continuou tocando, alguns casais dançando, a maioria da turma bebendo e degustando os diversos tira-gostos e, como sempre, conversando. O nosso amigo "Pintinho", empolgado com a festa, não desgrudava da mesa com aperitivo. Tomou todas! Era uma "lapada", um camarão e, estava tudo bem! E assim foi até o final da festa. Outros colegas e amigos também entraram no embalo e não tinha quem segurasse essa maravilhosa turma. Eu, daqui pra nós, morrendo de inveja, sem poder tomar nem um golinho. Era só água e refrigerante. Mas, superei a vontade e brinquei tranquilo. Na foto abaixo, Eu, Fatima e a família do Sergio, meu cunhado.

Já era perto da meia noite, quando a Fatima reuniu toda a turma para cantar os parabéns. Tinha muita gente e o local onde estava a mesa com o bolo estava repleto. Todo mundo queria participar daquele momento único. Cantamos os parabéns e, a Fatima pediu para repetir e dessa vez foi para a Fatima minha irmã. Depois, todo mundo voltou para suas mesas e a farra continuou enquanto o bolo era servido. Depois de servido o bolo, muitos amigos começaram a se despedir. Eu insistindo para todos ficassem mais um pouco, pois ainda tinha cerveja e tira-gostos bastante. Dava para várias "saideiras"! Na foto abaixo, Eu e meus grandes amigos Joel, David e meu cunhado Sergio. Amigos para sempre!
Eu, agradecendo a todos pela presença e todos elogiando e agradecendo o convite para participar daquela linda e emocionante festa. Eu só tinha que agradecer e dizer que tudo partiu da minha querida esposa e que ainda estava muito emocionado por tudo aquilo que estava acontecendo. Era um verdadeiro sonho, eu no meio de todas aquelas pessoas amigas. Todas satisfeitas! Foi maravilhoso! Jamais passou pela minha cabeça, que esse encontro fosse se realizar! Na foto abaixo, eu, Fatima, minhas filhas, nossos genros e minha linda netinha. Momentos inesquecíveis e maravilhosos, Eu vivi nessa Festa!

Gostaria de terminar essa breve descrição do que foi a minha maravilhosa festa dos meus 60 anos e confesso à vocês que passaria horas e horas para descrever o que aconteceu naquela noite e talvez não conseguisse e não tivesse palavras pra descrever na sua totalidade, todas as emoções vividas naquela noite. Só quem esteve lá, é que sabe e realmente sentiu o que se passou naquele salão e quantas emoções todos nós vivemos juntos. Creio que jamais irei esquecer da festa do "Boteco do Nicolau". Não só Eu mas, todos que nos prestigiaram com a suas ilustre presenças. Na foto abaixo, eu, Fatima, meu genro Davi e minha filha, Sr. Joaquim e Sra. Yvonete, avós do meu genro, seu filho Daniel e sua esposa Marta. Família maravilhosa!

Gostaria de agradecer no fundo do meu coração a minha querida e amada esposa Fatima que mais uma vez mostrou e demonstrou sua grande dedicação e seu grande amor por mim. Como já citei anteriormente, desde fevereiro que ela e minhas filhas trabalharam nesse maravilhoso projeto que culminou com essa Festa indescritível! Fenomenal! Meus 60 anos! O Boteco do Nicolau! o projeto ficou tão bem bolado que só senti que alguma coisa iria acontecer poucos dias, antes da Festa, quando sem querer a Fatima deixou vazar coisas que me deixaram de orelhas em pé. Na foto abaixo Eu, minha maravilhosa família, nossa amiga Joelma que nos presenteou nos cedendo o seu Salão para que a festa fosse realizada e seu filho Igor. Amigos e vizinhos maravilhosos!

Mesmo assim deixei os fatos acontecerem para ver o que iria acontecer no final. Não poderia jamais acabar com a empolgação da Fatima minha esposa. Eu notava nos seus olhos a felicidade de estar fazendo essa Festa para mim. Fui então surpreendido por essa magnífica e indescritível festa que surpreendeu e empolgou não só à mim, mas à todos que lá estiveram. Vou ter que me inspirar e pensar nos 60 anos da minha Fatima. Vou ter que buscar não sei onde, muita inspiração. Mas muita mesmo! Se ela e minhas filhas começaram no início do ano, Eu por vias das dúvidas vou começar a planejar desde já e creio que não vou e nem posso decepciona-la.

Nicolau Cavalcanti em 08/11/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário