quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bar e Restaurante "O Vermelhão": "era muito bom! Era bom demais!!!"

O Restaurante "O Vermelhão" funcionou no inicio da Avenida Doutor Antonio Gouveia, de frente a bela enseada da Praia de Pajuçara, no Bairro da Pajuçara. Para o mais jovens, onde funcionou por último, a concentração do CRB. Era um dos Restaurantes dos muitos frequentados pela turma jovem nos anos 70. O Restaurante "O Vermelhão", tinha três ambientes que ficavam lotados, nos finais de semana. Nas sextas e nos sábados à noite, era o "point" de Maceió, principalmente nas sextas-feiras, onde acontecia uma tradicional roda de samba. O Vermelhão tinha uma grande área descoberta na frente que tomava boa parte da largura do terreno com vários pés de coqueiro, com muitas mesas espalhadas em toda a sua extensão, cada uma com guarda-sol colorido, que durante o dia ficavam ocupadas por banhistas, turistas e famílias que iam curtir o sol, o visual maravilhoso da Praia de Pajuçara e tomar uma cerveja bem gelada ou um  bom drinque de sua preferência e saborear os diversos e deliciosos tira-gostos.

Na foto ao lado, a área externa do Bar e aos fundos dá para se ver a placa indicativa com o nome "Restaurante Vermelhão". Nessa mesma foto, estávamos participando de uma das diversas festas em comemoração a formatura da minha esposa Fatima, na época namorada, em Administração pelo CESMAC. Sentados à mesa vários formandos colegas da minha esposa. Eu sou essa figura de camisa azul, sentada à esquerda da foto. Pense num visual que se tinha! O mar, a piscina natural, o movimento da pessoas em direção a praia e do veículos que passavam. E que veículos! Na foto se tem uma idéia: Maverick, Rural, Corcel I... Tudo era lindo! de vez em quando uma jangada cruzava o mar à nossa frente completando aquele maravilhoso cenário.

Na foto ao lado, mais detalhes da festa, onde aparece mais uma vez eu de camisa azul, minha esposa Fatima de branco, do meu lado direito e parte boa da turma de formando.
Tinha também uma grande área coberta logo após a área descoberta que era na realidade o Restaurante propriamente dito. Essa área era normalmente utilizada por casais e famílias que iam para lá curtir o visual, tomar uma cervejinha bem gelada e também almoçar ou jantar os deliciosos e variados pratos lá servidos. Parte desse local era utilizado também como "dancing", nos finais de semana à noite.
Na foto abaixo, minha esposa Fatima, eu e o nosso amigo e colega da Fatima, o João Mesquita. Aos fundos, aparece parte da área coberta. Além de ser ampla, era bastante ventilada e livre de sol. Vê-se também parte das várias mesas dispostas na área descoberta.

Por fim, uma área também coberta mais reservada, que ficava bem na frente do Restaurante, do lado direito de quem entrava, na área descoberta. Era um local mais discreto e era ocupado por casais como também por famílias que gostavam de se sentir mais a vontade. O visual era excelente.
Como já falei, nos finais de semana durante o dia, mas principalmente à noite, tinha gente de todas as idades. O movimento de pessoas que iam e vinham, era grande. Na entrada, paquerando, dançando, conversando, bebendo... Enfim! Aproveitando a noite! Tinha uma boa música ao vivo e a turma se esbaldava a som de músicas que iam desde a jovem guarda até o pop. Era samba, música romântica, música pop... De dia era um local ideal para se tomar uma cerveja bem gelada, principalmente na área descoberta, acompanhada de um dos vários petiscos existentes, paquerar, curtir aquele visual maravilhoso da praia da Pajuçara ou simplesmente almoçar com a família no Restaurante, na área coberta. Se tinha acesso ao "Vermelhão" através de uma escada que tinha na entrada, já que toda a estrutura do Restaurante, ficava bem acima do nível da calçada. Daí o excelente visual.
Na foto abaixo, mais detalhes da festa, como também da área coberta e do lindo visual da Praia de Pajuçara.
A visão que tínhamos da Praia de Pajuçara era maravilhosa! A festa da turma da Fatima foi excelente! Uma turma, onde as pessoas, na sua maioria, já tinha uma certa idade, mas que topavam tudo. Era pessoas alegre e gostavam de tomar uma cervejinha. O papo, no momento, era todo de fatos ocorridos durante todo o período que durou o curso. O nome da Fatima estava em todos! Se não estou enganado, foi a segunda turma noturna de Administração do CESMAC.
Frequentei bastante o "Vermelhão" quando ainda namorava a minha esposa Fatima. Íamos lá durante o dia para tomar uma cervejinha, ou a noite para também tomar uma geladinha, colocar o papo em dia e depois jantar. No cardápio tinham dois pratos que eu e a Fatima gostávamos muito de degustar: a salada russa, uma salada completa e deliciosa. Tinha de tudo! Pedíamos inclusive como tira-gosto de tão gostosa que era. Tinha também o filé de peixe a baiana, que era uma delícia! Uma moqueca de filé de peixe à milanesa com azeite de dendê. Era realmente uma maravilha! Acompanhava o prato: arroz branco e purê. Pra completar um pouco de molho de pimenta. Ufa! Comíamos tudo e não sobrava nada.
A nossa turma da Esquina de Dona Amélia, fazia todos os anos uma confraternização de final de ano e, tinha até um jogo de futebol entre solteiros e casados. Esse jogo era realizado em um dos campos de futebol existentes quase de frente ao "Vermelhão" e, na época eram alugados. No final do jogo, fazíamos a confraternização da nossa turma, na área descoberta do famoso e badalado Restaurante "O Vermelhão". Juntávamos várias mesas e aí, começava a brincadeira. Era muito bom! Era bom demais!
Passamos vários anos fazendo a nossa confraternização de final de ano lá no "Vermelhão", depois do tradicional jogo entre solteiros e casados. Esse jogo terminou, quando o número de casados ultrapassou o de solteiros e não tínhamos como formar dois times para realizar esse tão disputado jogo. Lamentavelmente, acabou a nossa confraternização no "Vermelhão". Com isso acabava também mais uma das fase mais gostosa da nossa turma. Curtíamos de fato a vida. O Bar e Restaurante "Vermelhão", não sei por quanto tempo durou mas, que deixou muitas saudades, deixou! O local passou muito tempo fechado depois que o Restaurante acabou. Depois de uma boa reforma virou o "Pier do CRB", se não estou enganado. Depois virou a concentração do CRB um dos grandes e tradicionais clube de futebol do nosso estado. Toda a área do Restaurante Vermelhão pertencia ao CRB.

Nicolau Cavalcanti em 01/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário