terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Baú do Nicolau tem de tudo: olha só o que encontrei dentro dele!!!

Gente! "Futucando" o meu Baú, mas lá no fundo mesmo, fiquei impressionado o que ainda tinha guardado nele! Olha! Muitas coisas boas ainda existem! Pra começar achei um vídeo cassete, da marca Philips daqueles de quatro cabeças, novinho e era o "top de linha", na época. Por curiosidade liguei o aparelho e pra minha surpresa, não é que ele ainda deu seu ar da graça? Na foto abaixo, o meu vídeo cassete da marca Philips. Apesar do tempo que passou guardado estava com uma ótima aparência.

Não chegou a funcionar, conforme já citei acima mas, pelo tempo que passou parado ainda acendeu o seu painel. Acredito com uma boa limpeza e uma revisão bem feita por um técnico em eletrônica, vai deixar ele funcionando bem. Encontrei também muitas fitas de vídeo cassete VHS, na sua maioria gravadas, acredito eu, com fatos da época. Com certeza deve ter várias com documentários dos Beatles passados na época por alguma emissora de TV. Eu sempre gostava gravar alguns programas "Globo de Ouro", exibido pela rede Globo, nos anos 80. Tem varias fitas VHS com filmes e documentários. Muitas compradas já gravadas. Na foto abaixo, detalhes das várias marcas de fita VHS, como também algumas gravadas e outra gravadas por mim. Maravilha!

Estava pensando em levar todas elas para alguém que saiba testar e, se ainda estiverem e boas condições, pagarei então para grava-las em DVD. Creio que vou encontrar muitas surpresas nessas fitas. Tem inclusive uma delas que está gravada uma viagem que fizemos até Fortaleza de carro no ano de 1993. Eu, Fatima e nossas filhas, o Bazileu, colega da TELASA e familia e o nosso amigo Alirio, da CEAL e suas filhas. Nossas filhas eram bem pequenas. Acredito que a mais nova, devia ter uns três anos. Foi realmente uma viagem maravilhosa! Acredito que também tinham mais fitas VHS de outras viagens que fizemos na época. Estou ancioso para ver o que realmente tem gravado nelas e se vai ser possível recuperar as essas gravações. Encontrei também muitas fitas cassetes, daquelas que tocavam em gravadores e toca-fitas e que, se podia gravar e reproduzir músicas em toca-fitas de carros ou então em toca-fitas portáteis e também em vários equipamentos de som. Aliás, até hoje todos os equipamentos de som ainda tem toca-fitas. Na foto abaixo! várias fitas cassetes que tenho e que foram gravadas por mim ou adquiridas já gravadas. No lado esquerdo da foto, algumas das várias marcas que existiam no mercado.

Tinham equipamentos de som que vinham com dois toca-fitas. Podíamos tocar em um dos toca-fitas e gravar no outro a mesma música ou então gravar em alta velocidade numa fita virgem, o que tinha gravado em outra fita colocada em um desses dois toca-Fitas. Eu tinha um desses mas, infelizmente não guardei, até porque ainda hoje existem mini e micro sistema de som e nele ainda vem o tocador e gravador de fita cassete. Eu tenho um bem simples da Philco. O bom era quando essas fitas cassetes enganchavam enquanto estavam sendo reproduzidas e quando tirávamos elas do toca-fitas, ela estava totalmente embolada e fora da sua capa de proteção. Para voltarmos a fita para sua posição original, isto é, para dentro da capa, utilizávamos uma caneta BIC que encaixava certinho nos furos que faziam a fita rodar e tocar quando colocada no toca-fita. Na foto abaixo o meu mini sistem, onde posso tocar CD, Pendrive e fita cassete.

Eu tinha ou melhor, tenho ainda uma caixa própria para guardar essas fitas cassetes e que sempre andava no porta-luvas do meu carro, para curtir enquanto dirigia ou quando estava parado em algum lugar. Muitas vezes parava o carro em um barzinho, abria as portas do meu carro, ligava o som e, tome música e cerveja! Era bom demais! Sempre fazia essas aventuras com o meu cunhado Sergio e o meu amigo Joel. Muitas vezes entrávamos de noite à dentro e só parávamos quando a cerveja não entrava mais. Bons tempos aqueles! Muitas pessoas sempre perguntavam onde Eu tinha comprado aquelas fitas. Na foto abaixo, a minha caixa de fitas, que sempre levava no meu carro. Tem vários estilos de música: Brega, Roberto Carlos, Beatles, Creedence e muitos outros. Eram seleções das melhores músicas desses cantores e conjuntos da época.

Como já falei, tinham fitas que eu mesmo gravava e muitas outras que já comprava gravadas em lojas do ramo, existentes em Maceió. A Eletrodisco, o Cantinho da Música e a Aky Discos, eram lojas bem conhecidas aqui em Maceió e tinham uma infinidade de opções de cantores e conjuntos que faziam sucesso na época. Só gravava quem tinha muita paciência para escolher músicas por música em vários LP's, colocar aqueles "bolachões" no toca-disco e depois ter a sorte de colocar a agulha do braço do toca-disco entre uma música e ligar o gravador para conseguir gravar a faixa escolhida, de modo que o início da gravação coincidisse com o início da música escolhida. Fiz muito isso! Eu achava arretado! Fazia com o maior prazer pois, sempre fui apaixonado por música. Na foto abaixo detalhes da minha caixa de fita cassete.

Com certeza, vou escolher as melhores fitas VHS como também algumas fitas cassete e guarda-las para mostrar para os meus netinhos como era na nossa época para conseguirmos curtir um som legal. Tentarei guardar também o Videocassete para também mostrar para todos aqueles que não alcançaram essa maravilhosa época e então poder ver e conhecer esses equipamentos de última geração da nossa geração. Tenho também uma fita cassete que ganhei há mais de 15 anos, quando era gerente da Divisão de Operações na TELASA. Guardei essa fita porque, além de ter sido presente de minha amiga Carla Coelho que, juntamente com sua mãe Sonia Lopes, trabalhavam comigo na DIOP. Criaturas maravilhosas e muito competentes. Somos fãs incondicionais dos Beatles e isso não podemos negar. Essa fita tinha sido gravada com músicas dos quatro cabeludos de Liverpool, depois que eles se separaram e estavam seguindo as suas carreiras solos. As músicas escolhidas, eram as melhores dos quatros cabeludos. Essa fita cassete tinha até um título, colocado por ela: "FAB FOUR IN SOLO". Essa fita tinha sucessos tais como: Stand by my, Jealous Guy, My sweet Lord, It don't come easy, Tomorrow, Wild life... Na foto abaixo, detalhe da fita cassete que ganhei da Carla Coelho. Excelente! Essa também fazia parte da minha caixa de fitas cassetes e sempre que podia, estava curtindo essa maravilhosa fita.

Tenho também uma outra fita cassete, dentre as muitas que guardei e que essa, Eu guardo com muito carinho e com muito cuidado, pois se trata de uma fita cassete onde tem gravada a voz linda e meiga da minha primeira filha Paulinha ainda muito novinha. Acredito que ainda não tinha os seus 2 anos. Foi por volta do ano de 1985. Essa fita cassete, tem mais de 20 anos e ainda toca. Coloquei ela para tocar no meu mini sistem e ela funcionou muito bem! Pela voz da Paulinha, creio que na realidade ela não tinha nem dois anos. Nem falava direito. Tem também várias músicas que Eu gravei, a voz da Maria, nossa secretária e que cuidava com muito carinho e responsabilidade da Paulinha. Anos atrás, casou e nos deixou e foi morar o seu esposo Herculano aqui mesmo em Maceió. Estou guardando essa fita também para mostrar para toda minha família num momento especial. Vou pagar para alguém gravar todo o conteúdo dessa fita num CD. Na foto abaixo a foto da fita cassete com a voz da minha filha.

Nessa fita tem com certeza, a minha voz fazendo muitas palhaçadas e era a alegria da minha filhinha Paula, que morria de rir! Gostava muito de fazer essa brincadeira para passar o meu tempo e principalmente o da minha filhinha Paula. Gravava tudo isso com rádio e toca-fita da marca SEMP - Toshiba, que tinha em casa emprestado pela minha irmã Rubia. Com a invenção do CD e do DVD, tudo isso ficou obsoleto como esses já estão ficando. As tecnologias de mídias mecânicas já estão com os dias contados. Hoje os chamados "pendrives", acumulam uma quantidade incontáveis de músicas. Por exemplo: tenho um pendrive onde tenho armazenado mais de mil músicas e um HD externos de 500 GB com mais de 35.200 músicas que ganhei do meu amigo Francisco, pai do meu genro Davi. Na foto abaixo temos as novas mídias utilizadas para gravação de músicas e filmes. São vários: CD's, DVD's, Pendrives e HD's e muito mais, cuja capacidade de armazenamento varia de 1 GB à 2 TB e até muito mais.

Se fizermos um simples cálculo e pegarmos essa quantidade imensurável de músicas e multiplicarmos por uma média de três minutos, tempo médio por músicas, vamos obter 105.600 minutos. Se dividirmos esse número por sessenta minutos, o que corresponde a uma hora, vamos ter 1760 horas e, se dividirmos esse resultado por 24, vamos ter de passar mais de 73 dias diretos sem fazermos nada, mas nada mesmo, só curtindo todas as 35.200 músicas, inclusive sem dormir. Na foto abaixo temos as novas mídias utilizadas para gravação de músicas e filmes. CD's, HD externo, pendrives de várias capacidades de armazenamento. Hoje já temos pendrives com capacidade de armazenamento de 250 GB. Os HD's chegam a 2 TB ou mais. É muita tecnologia para minha cabeça que se perde e se curva diante de tudo isso. Não sei o que os nossos netos e bisnetos irão alcançar, mas com certeza irão se espantar como nós ficamos boquiabertos com tudo isso que acontece hoje no mundo.

Nicolau Cavalcanti em 27/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário