domingo, 5 de agosto de 2012

Restaurante " O Recanto": "O Filé de peixe a fromage! Que maravilha de prato!!!"

Ficava na Rua Desembargador Artur Jucá, ao lado do prédio da Sociedade Alagoana de Medicina, que ficava na Rua Barão de Anadia, no Bairro do Centro, no final dos anos 70 e até o meado dos anos 80. Era um Restaurante que atendia a classe médica, no entanto era aberto ao público em geral. Tinha uma área aberta que dava para Rua Artur Jucá, na frente do Restaurante com algumas mesas, onde os clientes ficavam tomando uma cervejinha, degustando os deliciosos tira-gostos e conversando "miolo de pote".
Na parte interna do Restaurante, tinha um grande salão com várias mesas dispostas lado a lado em toda extensão do salão. Existia de um dos lados do salão, um balcão que servia de apoio, para atender os diversos pedidos dos clientes. Eu ia sempre no "Recanto", com a Fatima, minha namorada e amigos da época, normalmente à noite. Ficava na frente do Bar só tomando uma cervejinha, acompanhada dos deliciosos tira-gostos.
Nos finais de semanas, quando íamos à praia, normalmente na volta íamos lá no "Recanto", tomar a saideira mas, principalmente para degustar dois pratos que eram servidos ali e, que nunca em outro lugar qualquer que fôssemos encontraríamos tão deliciosos como o que eram preparados lá: o "filé de peixe à fromage" ou então a famosa "Caldeirada". Não tinham pratos tão maravilhosos como esses. O "Filé de peixe a fromage", era delicioso. Uma posta de arabaiana grande, cozinhada na água e sal, colocada numa travessa e mergulhada em molho branco, coberto com bastante queijo ralado. Depois de pronto, a travessa de aço inox era colocada no forno para gratinar. Depois que a superfície do filé estava gratinada: pronto! Estava pronto o prato mais delicioso que já tive oportunidade de saborear. Acompanhava o prato, o arroz e purê. Comia Eu e Fatima e não sobrava nada! Apesar de ser um prato caprichado.
A "Caldeirada" era outro prato que apesar de já ter degustado em vários locais diferentes, nunca comemos igual a de lá. Como é conhecido de todos, a "Cadeirada" é uma mistura de vários mariscos: sururu, maçunim, taioba, mexilhão e mais, peixe, camarão, pata de uçá e polvo, ensopado no côco com todos os temperos. Mas a de lá, tinha um tempero a mais que, deixava esse prato inigualável! Era servida numa tigela de aço inox com tampa e acompanhava o prato, também o arroz branco e o purê. Comíamos tudo. Quando a Fatima já estava "empanturrada" de tanto comer e ainda tinha resto da caldeirada na tigela, Eu substituía o meu prato pela tigela e, passava então a comer nela. Só parava quando não tinha mais nada e quando a Fatima reclamava. Que tempo maravilhoso! Sim! Eram servidos vários pratos tanto de tira-gostos como para refeição que também eram deliciosos. A peixada a moda da casa e o peixe frito, todos preparados com o postas de peixe arabaiana, eram também deliciosos! Lamentavelmente, o Restaurante acabou só restando boas lembranças.

Nicolau Cavalcanti em 05/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário