terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Peixada do Ferreira. "Além de famosa era deliciosa!"

Funcionava no Vergel do Lago, praticamente ao lado do Bar das Ostras, à beira da Lagoa Mundaú. O acesso era feito entrando ao lado do Colégio Rui Palmeira, no Vergel, e seguia-se em frente até chegar a beira da Lagoa e ao Bar. Na realidade o percurso até se chegar a Peixada do Ferreira era o mesmo que se fazia para se chegar ao Bar das Ostras.
O ambiente interno da Peixada era um espaço com várias mesas dispostas de um lado e de outro na área do salão. O imóvel tinha a largura padrão e o seu comprimento muito grande. Típico dos imóveis da época. No final do salão tinha um balcão onde funcionava toda uma estrutura para atender os clientes e por trás, havia um espaço onde funcionava a cozinha onde era preparados os deliciosos pratos. A peixada era o carro chefe da casa! A peixada à moda da casa preparada com postas de arabaiana, que naquela época eram postas mesmo, cozidas com o leite natural do coco, isto é ensopadas e recheadas de verduras, batata inglesa, chuchu e cenoura. O pimentão, o tomate e cebola eram colocados cortados pela metade e cozido na mesma panela, com bastante cheiro verde e cebolinha. Tinha também, ovos cozidos. A peixada vinha acompanhada de arroz branco e um delicioso pirão mexido no caldo do peixe com farinha de mandioca. Não sobrava nada! Era realmente uma maravilha! Tinha a peixada frita que era as postas de arabaiana fritas com rodelas de cebola e tomate, acompanhada de arroz branco e feijão tropeiro ou o mesmo acompanhamento da peixada. A escolha ficava por conta do cliente. Tinham também vários outros pratos e tira-gostos deliciosos, inclusive de camarão, siri, caranguejo...
Fomos poucas vezes por lá. Fazíamos esse roteiro, normalmente nos finais de ano quando juntávamos toda a turma e saíamos visitando e matando a saudade em vários lugares que a turma freqüentava.
Não sei até quando funcionou a Peixada do Ferreira naquele lugar, no Bairro do Vergel do Lado, as margens da Lagoa Mundaú. Só sei que de repente, acredito de 15 a 20 anos atrás, se não estou enganado, ela reapareceu na Avenida Doutor Antônio Gouveia, onde funciona a Churrascaria Labareda Grill, na Praia de Pajuçara, no Bairro de Pajuçara. Não tenho certeza se a Peixada do Ferreira de lá na beira da Lagoa Mundaú, era a mesma da Praia de Pajuçara.

Nicolau Cavalcanti em 11/12/2012

2 comentários:

  1. Bom dia Nicolau!!! Fiquei muito emocionado em ver e sentir em tão belas palavras td o que foi o meu Avó foi!!! Muito Obrigado pelas palavras e realmente na pajuçara era a mesma peixada!
    Herbert Reis, Neto do Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Fui la e achei os proprietarios paranaenses como eu. Me senti em casa.

    ResponderExcluir