segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bar Suez: "que tal uma cuba libre!"

Funcionava na esquina da Rua do Livramento com a Rua Dias Cabral, no Bairro do Centro, quase em frente ao Clube Português de Alagoas ou simplesmente "A Portuguesa", como era mais conhecido, nos anos 70. Toda festa que tinha na Portuguesa, a nossa turma se reunia no Bar Suez pra tomar cerveja ou a famosa "cuba libre", que era run montilla/bacardi, coca-cola, limão e bastante gelo. Tomávamos várias doses dela até ficármos no ponto! Tomávamos também até cachaça! Dependia da grana. Aí era só chegar à porta da Portuguesa e esperar uma oportunidade para "maiar", isto é: entrar sem pagar! Na maioria das vezes conseguíamos, pois na época um grande amigo nosso era o Presidente do Clube e como conhecíamos ele e seus irmãos, ficava muito mais fácil, mas, mesmo assim, às vezes ficávamos "a ver navios" e partíamos para outra ou mesmo pra casa! O Bar era muito freqüentado pela turma jovem. Ali esperamos pra ver a apresentação de vários conjuntos e cantores famosos da época da "Jovem Guarda", tais como, Renato e seus blue caps, Tim Maia, The Fevers, etc... Como também para participar das festas promovidas pelo clube, embaladas por conjuntos da terra, sendo o mais famoso o "LSD", as iniciais de Luz, Som e Dimensão, onde tocava bateria o Beto Batera, muito conhecido em Maceió e depois teve a oportunidade de tocar com vários cantores conhecidos em todo Brasil e, também cantava o nosso famoso cantor e compositor Djavan. O carnaval era também motivo de de lotar o Bar, aguardando o início dos tradicionais bailes de carnaval.
O Bar tinha um salão principal onde parte dele tinha um balcão em "L", onde ficavam as pessoas que atendiam aos clientes. O balcão servia também como local onde os clientes podiam beber e até degustar vários tira-gostos. Tinham uns bancos altos e fixos no piso encostados no balcão e. Distribuídos em toda sua extensão para acomodar os clientes que tinham a sorte de se sentar. Tinha também algumas mesas. Existia um outro salão cujo acesso era feito por uma meia porta, do tipo vai-vem, onde tinha também várias mesas. Quando tinha festa na Portuguesa, não dava pra ninguém, tinha mais pessoas de pé do que sentadas. Não me lembro ao certo quando e porque o Bar Suez acabou. Não sei se na época a Portuguesa já não mais funcionava como clube ou foi a situação da época que fez com que isso acontecesse.
Esse Bar, marcou época nas nossas vidas. A turma toda quando tinha festa ou qualquer show na Portuguesa, estava lá no Suez tomando umas e outras e conversando "miolo de pote". Lá se reuniam várias turmas de vários Bairros, claro, quando tinha festa na Portuguesa. Às vezes a temperatura esquentava, mas nada que a cerveja não esfriasse. Lá também nessas festas, apareciam figuras folclóricas e muito engaçadas, todas estudantes e nossos amigos e faziam a festa antes da festa começar! Hoje no local funciona uma loja de eletrodomésticos.

Nicolau Cavalcanti em 30/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário